domingo, 1 de fevereiro de 2009

Uma Ordem? Os prós e os contras...

Correio da Manhã – A ANP quer criar uma Ordem dos Professores?
João Grancho – Sim. Hoje [ontem] demos o primeiro passo, com a primeira reunião do Conselho para a Promoção da Ordem dos Professores, que vai agora auscultar as outras associações de professores para congregar vontades. O quadro legal obriga também a um estudo independente que conclua que há interesse público na criação da Ordem. Os professores querem-no, como prova um estudo feito em 2006 e 2007.
– Quais serão as vantagens?
João Grancho – As vantagens de ter uma entidade auto-reguladora da profissão, responsável pela acreditação dos cursos e definição dos currículos, pela formação contínua dos docentes e pela construção de um código deontológico. Dos corpos especiais da Função Pública, a classe docente é a única que não tem.
– Que resistências espera?
João Grancho – A mais forte será do próprio Estado, que não quer abrir mão do controlo e regulamentação da profissão docente.
– E dos sindicatos?
João Grancho – As ordens não desenvolvem acção de natureza sindical. As áreas estão bem delimitadas, por isso não há conflito de interesses. Fonte: CM de 1/2/09
Comentário
Não sei se a iniciativa de João Grancho vai ter sucesso. As resistências são muitas, em particular do Ministério da Educação, dos tecnoburocratas que se amontoam nos gabinetes e corredores das DREs, da DGIDC e da DGRHE. Tudo gente que tem muito a perder com a criação de uma Ordem. O que eu sei é que um dia haverá uma Ordem de Professores, como há uma Ordem dos Enfermeiros ou uma Ordem dos Biólogos. Haverá vantagens? Não tenho a certeza. Mas é bem provável que haja. sobretudo se a Ordem dos Professores retirar poder aos tecnoburocratas do ME e aos "cientistas" da educação que controlam os órgãos que regulam a formação contínua e a avaliação de professores, respectivamente o CCPFP e o CCAP. Declaração de interesses: não estou interessado em colaborar na iniciativa de criação da Ordem dos Professores.

1 comentário:

Kaotica disse...

Agradeço e retribuo:
Parabéns: http://opafuncio.blogspot.com/2009/02/trofeu-pedagogia-do-afecto.html