segunda-feira, 9 de junho de 2008

Temos um acordo "Burro Gráfico...."

Imagem daqui

«O número de alunos a aprender Latim diminuiu 80 por cento nos últimos dois anos lectivos. Perante os números, professores e investigadores temem o desaparecimento de uma disciplina que desenvolve o raciocínio e facilita a aprendizagem de todas as línguas."»

Professores temem desaparecimento da disciplina




1 comentário:

prafrente disse...

Quando fala em acordo "Burro Gráfico" fico na dúvida se se refere ao declínio do interesse pelo latim ou ao polémico acordo ortográfico.
Como não sou professor manifesto-lhe o que penso, como cidadão.
Nos anos 60 aprendi latim;era condição sine qua non para quem frequentava o seminário.Hoje voltei a ser aluno.
Não sinto ser fundamental aprender latim.Para desenvolver o raciocínio temos a matemática.
Sobre o acordo ortográfico é dificil dar uma opinião, com conhecimento de causa,porque nesta guerra de comunicados dizem-se cobras e lagartas mas ninguém explica o que está em causa.
Eu sei que nós, portugueses,lidamos muito mal com as alterações ao conforto das nossa rotinas.Antigamente,quando estávamos doentes,comprávamos os medicamentos na PHarmácia; hoje vamos á Farmácia.Imagino a guerra que deve ter havido quando o governo decidiu trocar o PH por F.
Eu nunca entendi para que serve colocar um "p" em "baptismo".O "t" não precisa de guarda costas.E o "c" em "acção"? Para abrir a vogal???Meu Deus...
As línguas evoluem e nós não podemos ficar presos àquela velha desculpa "já o meu avô falava assim..".Sou eu que tenho de me adaptar ao mundo , não é o mundo que tem de se adaptar a mim.E o mundo está em constante mudança.Exige-nos uma grande dose de plasticidade neuronal...