domingo, 15 de junho de 2008

Fecho de escolas desertifica o interior


Arganil
Ficaram boquiabertas quando souberam que a escola ia fechar, já a partir do próximo ano lectivo. Juntaram-se e foram pedir ontem explicações à autarquia.
As mães de Almargem, freguesia de Calde, Viseu, não concordam com o encerramento da escola, tanto mais que é frequentada por 10 alunos, número superior ao de dois outros estabelecimentos de ensino localizados na mesma freguesia (Paraduça e Várzea), que não receberam ordens de fecho do Ministério da Educação nem da autarquia. "É verdadeiramente incompreensível que tenha sido mandada encerrar e as outras não", protesta Rosa Maria Ferreira, a representante dos pais das crianças de Almargem. "E o fecho acaba também por ser caricato, já que a nossa escola é a mais central de todas, porque fica entre várias aldeias e tem todas as condições para continuar em funcionamento: é vedada, tem recreio e cantina", acrescenta a mãe, indignada ainda por saber que as crianças de Almargem vão ficar separadas, divididas pelos estabelecimentos de ensino da freguesia que continuarão abertos: Calde, Paraduça e Várzea. "É outra injustiça. Com esta mudança, há crianças que em apenas dois anos são transferidas três vezes de escola. Andar de um lado para o outro é um passo para o insucesso escolar", alerta Rosa Maria, que promete, tal como as outras mães, apresentar-se com a filha na escola de Almargem, no princípio do próximo ano lectivo. Leia o resto.

Comentário
Neste caso, trata-se de uma escola com apenas 10 alunos. Talvez haja justificações pedagógicas para o fecho da escola. Mas o ME está a proceder ao fecho de centenas de escolas com mais de vinte alunos. Há escolas do 1º CEB com quatro turmas que têm vindo a ser encerradas. Aqui perto, em Alvega, no concelho de Abrantes, a DRELVT, com a apoio da autarquia socialista, já informou que a escola EB2,3, com mais de 150 alunos, vai encerrar em 2010. Os alunos serão transferidos para as escolas da cidade de Abrantes, que fica a vinte quilómetros de Alvega.

1 comentário:

ILÍDIO TRINDADE disse...

Adicionei o link deste blog em
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/