domingo, 15 de junho de 2008

EXAMES NACIONAIS - ESTRATÉGIA

Quase todo o triste Portugal ficou abismado com a luta dos camionistas! Uma população quase inteira se interrogou como trezentos homens - muitos deles com pouca formação escolar, mas com inteligência acima da média - conseguiram fazer entrar o país em colapso e conseguiram a satisfação das suas reivindicações.

Claro que se discutiu sobre a "ilegalidade" de alguns dos seus actos! Mas os militares, em 25 de Abril de 1974, não estavam a cometer um acto ilegal? Os nossos governantes não cometem ilegalidades todos os dias?

Sou favorável à manutenção da ordem e da legalidade. Esta só poderá ser "violada" quando estiver em causa a "sobrevivência" das pessoas, pois é preferível assistir a desordens e ilegalidades superficiais do que permitir que "pessoas que não têm nada a perder na vida" se unam e, fruto do seu desespero, cometam actos mais graves.

Serve este preâmbulo para partilhar com os colegas a minha perplexidade perante a modorra em que caíram os professores. Depois de uma jornada memorável em 8 de Março, vêem - será que vêem? - o caos a aproximar-se e praticamente nada fazem para se fazer ouvir.

Fala-se em grandes manifestações para o início de Setembro...
Fala-se de um início de ano lectivo cheio de sobressaltos...
Fala-se da guerra que se vai instalar nas escolas...

Mas já pensaram que, agora que se iniciam os exames nacionais do ensino secundário, há uma forma de luta que não custa um cêntimo? Imaginem o que seria todos os professores-correctores dos exames nacionais exigirem escolta policial enquanto tivessem os exames à sua guarda!!!

Por mim, já estou a ver o título das notícias:

"PROFESSORES-CORRECTORES DOS EXAMES EXIGEM ESCOLTA POLICIAL"!

Sem comentários: