sexta-feira, 16 de maio de 2008

Violência numa escola em Montemor-o-Velho

Aluno parte óculos a professor



A atitude repete-se e começa a ser preocupante: "Professor, vou-te partir os óculos!" Ao ouvir a frase, proferida por um aluno de 12 anos, do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Pereira, em Montemor-o-Velho, o docente ainda conseguiu virar-se, mas não a tempo de evitar o estrago.
In CM de hoje

Comentário meu:

Ora bem!

Analisando esta e outras situações de violência em crescendo, e fazendo uma retrospectiva até ao ano da graça em que esta Ministra entrou em acção, verifica-se que a violência nas escolas aumentou desde as célebres aulas de substituição. Se não vejamos. Quem gosta de estar num sítio contrariado? Ninguém! Quem gosta de ter aulas contrariado? Ninguém!
Ora as aulas de substituição são só por si uma violência, para além da violência à carga horária a que os alunos estão sujeitos. estes jovens precisam de tempo e espaço para eles, não precisam estar encurralados numa escola o dia inteiro, acumulando tensões que geram violência. Claro, que os professores é que pagam as favas! Quem é que está com eles o dia todo? Os professores, logo os professores são os culpados por eles estarem lá contra a sua vontade...
Se bem me lembro (como dizia Nemésio) quando nos meus tempos de estudante faltava um professor era uma festa, era uma horinha para descontrair, conviver, etc. Nós sabiamos que não tinhamos obrigatoriedade de gramar pseudo aulas de substituição. E caso curioso, os resultados eram bem mais positivos, em todos os sentidos.
Caro colega Matias, desta ministra incompetente tudo se espera, até o mais inconcebível... Pois não foi ela que fez este estrago à educação? Agora a próxima equipa ministerial (espero que seja em breve) tem que deitar toda esta treta pró lixo e começar da estaca zero. Porque o trabalho da MLR e seus acessores é uma nódoa na educação, que só sairá com benzina...

Amanhã nova ,manifestação. Força!!

Esperemos por melhores dias!

Sem comentários: