terça-feira, 20 de maio de 2008

Fusão do 1º Ciclo e 2º Ciclo , para não traumatizar as criancinhas, tadinhas...

Mas será que ainda ninguém entendeu qual o objectivo desta fusão? Mas alguém acredita que as crianças ficam traumatizadas, nesta idade, quando mudam de ciclo? Com os meus dois filhos passou-se exactamente o contrário: "Para o ano vou para a escola dos grandes". Não terá sido mais traumatizante o fecho das escolas do 1.º ciclo em que crianças se levantam às 7.30h para terem aulas às 9.00h e regressam a casa por volta das 18.30h-19.00h, onde deixaram de ter uma escola à porta de casa e passaram a frequentar escolas a mais 30, 40km de casa? Uma escola de Sol a Sol. Uma escola de Noite a Noite. Não terá sido isto o mais traumatizante e angustiante para crianças de 6, digo SEIS anos de idade? Não é desumano manter crianças desta idade fechadas em escolas, muitas delas piores das que fecharam, durante um dia inteiro com AEC na mesma sala de aula? Isto sim é que traumatiza estes inocentes que ainda não têm voz. Estamos a formar uma geração que irá dar muitos problemas no futuro. Basta ver como é que estas crianças chegam a casa: angustiadas, nervosas, conflituosas... e sempre muito cansadas. Este governo até obrigou as crianças a deixarem de ser crianças. Os pais ainda não pararam para pensar. Esta situação serve-lhes de feição. A obrigação é da escola em tomar conta dos seus filhos. Num tempo, ainda mais breve, não será decerto a escola e os professores a resolver os problemas lá de casa.
Tenho colegas em que os seus filhos cumprem a componente lectiva e o Inglês. O resto faz-se fora da escola. Os seus filhos aprendem noutras instituições de actividades recreativas e sobretudo na família. Com os pais, irmãos e avós.
Este famigerado défice que tudo funde e tudo desumaniza é a savalguarda deste maneira nova de governar. Hoje, mais do que nunca, as pessoas deixaram de ser pessoas e passaram a ser números. E como tal, tudo vale para atingir os meios. Como diz um economista muito conhecido: " Combater o défice é a coisa mais fácil para qualquer governo. Ninguém inventou nada de nada. O pior é como se reabilitam as pessoas. E isso levará anos e irá custar muito caro a este país". Se para tal andamos cegos basta ver e constar o que se passa perto de nós. As pessoas começam a deixar de viver para passar a sobreviver. Exagero? Talvez. Só que os n.ºs não mentem: mais pobres, pobreza envergonhada, desemprego, falta de dinheiro, mais assaltos, mais criminalidade...mais... mais... Como é triste, hoje, viver em Portugal. Cada vez mais longe da UE. E os novos estados é vê-los passar. Qual será a melhor solução? Adormecer e acordar daqui a uns anos num Portugal mais justo, mais fraterno, mais verdadeiro, mais solidário, mais...

Manuel Santos

Sem comentários: