sexta-feira, 4 de abril de 2008

O ME faz bluff com os PCEs.

O ME faz bluff? Podem os contratados ser reconduzidos na escola sem serem submetidos à avaliação de desempenho?
GerêsDe acordo com e-mail enviado ontem pela DGRH e respectiva nota em anexo, os professores contratados poderão ver os seus contratos renovados, "desde que o candidato seja detentor de habilitação profissional à data do último dia da candidatura, se mantenha a existência do horário lectivo completo e anual, e exista concordância expressa da escola (n.º 8 do Capítulo III do Despacho n.º 8774/2008, de 26 de Março)."Também no aviso de abertura a ser publicado em Diário da República (apenas fiz uma leitura na diagonal) não verifiquei qualquer menção à obrigatoriedade de os contratados serem avaliados este ano para poderem ser opositores ao concurso de 2008/2009.Face ao exposto é totalmente claro que o ME mais não tem feito do que assumir um discurso de bluff e opressão junto dos CE, utilizando os contratados como isco, e assim conseguir resultados a apresentar junto da opinião pública, ainda este ano, de que a avaliação foi implementada e que correu na normalidade.A implementação de qualquer modelo de avaliação (simplificado, administrativo, outro) deve ser rejeitado pois o contrário é validarmos o modelo proposto pelo ME e a sua aplicação na íntegra, já no próximo ano lectivo, e encerrar por completo quaisquer negociações sobre a Avaliação de Desempenho, alteração do ECD, etc.Sou professora contratada numa escola interior norte – entre o Marão e Amarante – e, para já, ainda não se avançou com qualquer "modalidade" de avaliação de desempenho. Houve CP esta semana e fala-se em reunião só com os professores contratados (ainda somos alguns…) para aplicação do "Simplex"!Helena SerdouraComentário meuHá muitos contratados corajosos e a Helena é uma delas. Na mensagem anterior, faço alusão à abertura do concurso. Aparentemente, para concorrer não é necessário fazer prova da avaliação de desempenho. Ao contrário do que o ME diz, os contratados podem ter os contratos renovados e podem concorrer sem serem avaliados. A não ser que eu esteja a fazer uma leitura errada ou que me falte alguma informação relevante. O que acham?

Sem comentários: