terça-feira, 22 de abril de 2008

Luta é para continuar...

Mário Nogueira, ontem, em Coimbra, sossega os professores: luta é para continuar
FENPROF garante que professores vão lutar até o Governo deixar de 'destruir a escola pública'.O coordenador da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) garantiu hoje que a luta dos professores «não vai acabar enquanto este Governo continuar a destruir a escola pública», apesar do memorando de entendimento assinado com o Ministério da Educação. Saiba mais. Comentário meuHá mais de dois anos que o ME não negociava com os sindicatos. Tinha-os substituído por um órgão dócil: o Conselho de Escolas. E queria fazer o mesmo com a criação do CCAP. A marcha dos 100000 professores impediu que tal acontecesse. A criação da comissão paritária para acompanhamento da avaliação de desempenho foi uma vitória dos professores e uma clamorosa derrota para os dois orgãos que a ministra tinha criado: o Conselho de Escolas e o CCAP. Em democracia, o Governo negoceia com as associações sindicais. São estas que, melhor ou pior, representam os trabalhadores. Não são os órgãos criados pela tutela e na dependência hierárquica da tutela. Convém não esquecer que a ministra da educação preside às reuniões do CCAP sempre que quiser! A partir de agora, exige-se uma mensagem clara dos sindicatos: a par a negociação, pressão nas ruas e nas escolas contra o Governo. Os professores só poderão vencer esta luta se contribuirem para a justa e merecida derrota do PS nas próximas eleições. Para que sejam derrotados, basta que percam a maioria absoluta. Ficarão a saber que a perderam por causa das malfeirorias feitas aos professores. Não se trata desta forma um grupo profissional com a importância cultural e simbólica que os professores têm!

1 comentário:

Safira disse...

Nada disto faz sentido. Nada é coerente neste processo. Esta Ministra entrou no Governo com um alvo a abater: Os Professores, fez disso a sua luta, o seu cavalo de batalha. Que me lembre os professoresjá são avaliados faz muito tempo e o que passa para a comunicação social é que os professores nunca foram avaliados, nunca se sujeitaram a provas para ingressar no ensino, e pergunto eu: Os estágios, as profissionalizações em serviço eram o quê?
Combate-se a avaliação dos professores, por causa do insucesso dos alunos. Mas esta gente é parva ou quê? O grande problema, o maior de todos os problemas é a indisciplina que grassa nas escolas. As regras de educação não existem. Os currículos que o ME todos os anos manda para as escolas (sem consultar os professores) num manifesto facilitismo, dá este resultado, que é como eu lhes chamos. " Os analfabetos diplomados"... Claro, isto começa logo no bom exemplo do 1º Ministro, não é?

Atenção colegas, estejam de olho aberto, porque ainda agora a procissão vai no adro. Ou muito me engano, ou até às eleições, ainda vem muita coisa para lixar os professores. Não devemos baixar a guarda.
Fiquem bem,
Abraços

Profª Sintra