domingo, 20 de abril de 2008

Apelos

Olá!

Na minha escola estamos a juntar um pequeno ("secreto" e de confiança) grupo para analisar tudo o que for produzido a nível de ME e de escola no que concerne a avaliação e tentarmos ter uma acção mais ou menos concertada nos vários departamentos. O objectivo é demonstrar na prática a inexequibilidade de todo este processo, que continua cheio de ilegalidades. Uma das coisas a fazer é exigir sempre que tudo o que nos for pedido seja posto por escrito e devidamente justificado de acordo com a legislação em vigor. Verdadeiramente importante é mostrar à opinião pública como todo este processo nos continua a afastar da nossa maior responsabilidade na escola, trabalhar com e para os nossos alunos. E lembrar que esta escola, da forma como o ME a entende, serve apenas os "contorcionistas" profissionais e promove a mediocridade, tanto dos professores que passam a ser burocratas e mangas de alpaca, mas também, e ainda pior, a dos alunos, a quem cada vez é exigido menos trabalho e esforço. Como professora e como mãe, quero uma escola que promova o conhecimento, trabalho, o esforço,a dignidade, a noção de que vale a pena o esforço. Esforço-me por não ser pessimista, mas vejo isso cada vez mais longe... Se cada um de nós mantiver a lucidez e a capacidade de lutar, talvez se salve alguma da dignidade que nos tiraram e consigamos abrir espaço para voltar a mexer no ECD e derrotarmos essa verdadeira aberração e perigo que é o diploma da Gestão. Vai dar muito trabalho, mas a esperança é a última a morrer... (Caso entendam publicar e por razões que acho óbvias, agradeço, ao contrário do que é costume meu,que omitam a minha identidade.)

Sem comentários: