sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Manuela Ferreira Leite pede suspensão de modelo de avaliação de professores


A presidente do PSD defendeu, esta sexta-feira, a suspensão imediata do actual modelo de avaliação dos professores, muito embora Manuela Ferreira Leite tenha defendido que a «avaliação dos professores é um princípio quo PSD defende intransigentemente».
Numa declaração na sede nacional do PSD, após um encontro com professores militantes do partido, Ferreira Leite defendeu que o modelo defendido pelo Governo «assenta em princípios inadequados e injustos».
Na opinião da líder social-democrata, este modelo está ainda assente «num esquema de tal forma burocrático e complexo que está a criar uma enorme perturbação nas escolas e a desfocar os professores da sua função essencial».
«A teimosia com que tem tratado esta questão está a afectar seriamente o que é essencial para a qualidade do ensino: a motivação dos professores», acrescentou Ferreira Leite, que aludiu a um «clima de tensão e crispação entre todos os intervenientes».
Na véspera de mais uma manifestação de professores, que foi convocada para Lisboa, Manuela Ferreira Leite considerou que «desde já, se deve começar a trabalhar num novo modelo de avaliação, sério e eficaz».
Na declaração que fez sem direito a perguntas, Ferreira Leite defendeu ainda a criação de uma avaliação «externa, retirando das escolas e dos docentes a carga burocrática e conflitual que os desviam da sua função primordial que é ensinar».
«A avaliação tem de procurar a efectiva valorização do mérito e da excelência, devendo por isso pôr-se fim às quotas administrativas criadas por este Governo», acrescentou a líder do PSD.
Ferreira Leite aproveitou também para pedir o fim da «divisão da carreira docente, iníqua e geradora de injustiças, entre professores titulares e professores que acabam por ser classificados como de segunda».
«Insistir no actual modelo é pura perda de tempo. Os professores não são justa e verdadeiramente avaliados e, principalmente, os alunos e as suas famílias estão a ser prejudicados com o clima de tranquilidade que se vive nas escolas», concluiu.
Pode ouvir aqui as declarações de Manuela Ferreira Leite.

1 comentário:

dbo disse...

Até a MFL contesta as políticas de MLR e Cia/PS.
Vá lá que hoje os professores já mostraram o seu descontentamento pelas novas metodologias de uma avaliação anacrónica e super-burocrática.
Creio bem que os docentes vão conseguir provar que MLR tem miopia ideológica e política.