Em praticamente todas - ou mesmo todas - as conversas e debates mais ou menos acalorados ou pacíficos que tive em mais de um ano sobre a situação da Educação e da carreira docente foi possível estabelecer uma certa unanimidade quanto ás prioridades.
A saber, por ordem decrescente de importância:
- Estatuto da Carreira Docente, com especial ênfase para a questão da divisão hierárquica da carreira e do mecanismo das quotas para acesso aos escalões mais elevados.
- Modelo de Avaliação do Desempenho, devido ao seu carácter burocrático, papelento e incapaz de identificar o verdadeiro mérito do trabalho dos docentes.
- Modelo de Gestão Escolar devido aos seus princípios contrários à Lei de Bases ainda em vigor e à definição de um modelo de liderança unipessoal, pouco compatível com o natural funcionamento das escolas.
- Concursos, devido à pouca transparência e injustiça das regras definidas para as colocações, pelo menos do que se adivinha delas.
- Ingresso na Carreira, devido à imposição de uma prova, cumulativa com a formação inicial para a docência, ela própria já certificada pelo Estado.
- Etc.
De todas estas, as duas primeiras prioridades destacam-se pela sua premência, sendo claro que o Estatuto de Carreira é o pomo original da discórdia entre Ministério e docentes.
Como que o tronco de onde saem os ramos, como o modelo de avaliação, que também merecem a nossa discórdia.
E sempre se afirmou que centrar baterias e forças apenas na questão da avaliação poderia ser um erro táctico e não atacar aquilo que mais nos fere: a divisão da carreira e as famigeradas quotas.
Portanto, julgo eu, é de todo o interesse que a luta saiba adaptar-se às circunstâncias e perseguir o objectivo principal, não perdendo forças e efectivos em busca dos objectivos acessórios.
Cortando-se um ramo a árvore fica mais pequena e menos imponente, mas cortando o tronco a árvore cai toda.
Pelo menos é asim que eu vejo as coisas.
Agora se há quem receie ser enganado num processo negocial sobre o ECD é todo um outro campeonato.
Posted by Paulo Guinote
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