sábado, 6 de dezembro de 2008

Avaliação da Ministra

Senhora Ministra, sou um defensor de que todas as profissões e cargos devem
ser avaliados. Quem acabou com a avaliação dos professores foi o seu
governo, quando eliminou cerca de dois anos de tempo de serviço a todos os
professores e deixou de exigir relatórios críticos de actividade, que
deveriam incluir os seguintes itens:

1- Índice

2- Identificação do Docente

3- Introdução

4- Actividades Desenvolvidas

4.1- Serviço Distribuído

4.2- Desempenho e Cargos Directivos e Pedagógicos

4.3- Relação Pedagógica com os Alunos

4.4- Manuais Escolares e Obras de Leitura Integral

4.5- Participação em Projectos e Actividades Desenvolvidas no Âmbito da
Comunidade Educativa

4.6- Cumprimento de Programas Curriculares

4.7- Acções de Formação Frequentadas

4.8- Cooperação com os Professores das Turmas e do Grupo Disciplinar

4.9- Assiduidade

5- Conclusão

Esses relatórios eram avaliados por uma comissão de avaliação e tinham de
ser entregues até dois meses antes na mudança de escalão.

Dizer que nos últimos trinta anos não tinha havido avaliação é uma mentira
grave que a devia envergonhar. Podia dizer que não concordava com esse
modelo, estaria no seu direito, como eu tenho direito de não concordar com o
seu modelo.

Não tem o direito é de mentir descaradamente aos portugueses.

Desde já defendo um modelo simplificado de avaliação dos professores
semelhante ao que foi imposto no ano anterior aos contratados, resultante do
memorando de entendimento. Se todos já perceberam que é o que acontecerá no
futuro, por que motivo não chega a acordo rapidamente e termina com a
guerrilha que se instalou nas escolas, tentando impor um modelo que todos
reconhecem injusto, burocrático, asfixiante e alicerçado em compadrios? A
teimosia não leva a lado nenhum.

A vergonha não está em dialogar, mas numa ministra da educação não conseguir
entrar em nenhuma escola pública e achar que tem condições para continuar.

Agora sugiro que a senhora ministra reflicta e faça uma auto-avaliação com
base nos critérios impostos por si aos professores:

a) Relação com a comunidade educativa:

Critérios de insucesso:

1º 120 000 professores a protestar;

2º Os alunos não permitem que entre numa escola pública e fecham escolas;

3º O Auxiliares da Acção Educativa fazem greves;

4º Os representantes dos Encarregados de Educação nos Conselhos Pedagógicos
e Gerais votam favoravelmente moções que apelam à suspensão ou à
simplificação do processo de avaliação;

Classificação da Senhora Ministra : Insuficiente

b) Redução do Abandono Escolar:

Critérios de insucesso:

1º Centenas de professores estão a pedir a reforma antecipada com grandes
penalizações;

2º Todos os dias há alunos a emigrar com os pais para outros países, porque
não conseguem sobreviver em Portugal.

Classificação: Insuficiente

c) Melhoria dos resultados dos alunos;

Critério de insucesso:

1º Se aplicar exames com o mesmo grau de dificuldade que os de há cinco anos
atrás, verificará que os resultados serão muito piores, porque cada vez os
alunos sabem menos, uma vez que não têm tempo para fazerem os trabalhos de
casa com a excessiva carga horária de 14 disciplinas (no 7º ano).

2º Experimentei dar os mesmos testes que dava há 10 anos atrás e tive mais
de 80% de insucesso, quando nessa altura tinha cerca de 10%.

Classificação: Insuficiente.

d) Formação Contínua:

Não se conhece nenhuma formação que tenha feito no último ano, por isso é
insuficiente.

Como se apercebeu, a sua avaliação é insuficiente, mas como se mostra cega e
surda aos sinais que a rodeiam, foi-lhe aplicado um Plano Educativo
Individual e continua no cargo a prejudicar a escola pública.

Outra mentira que tem tentado passar é a de que os alunos não têm motivos
para protestar, porque, segundo a senhora ministra e os secretários de
estado, de acordo com o novo Estatuto do Aluno, os alunos que faltam
justificadamente por doença não têm medidas correctivas ou Prova de
Recuperação. A única forma de não estar a mentir é não ter lido o artigo
22.º que passo a citar para que não volte a mentir:



Efeitos das faltas

1 -- Verificada a existência de faltas dos alunos, a

escola pode promover a aplicação da medida ou medidas

correctivas previstas no artigo 26.º que se mostrem

adequadas, considerando igualmente o que estiver contemplado

no regulamento interno.

2 -- Sempre que um aluno, independentemente da

natureza das faltas, atinja um número total de faltas

correspondente a três semanas no 1.º ciclo do ensino

básico, ou ao triplo de tempos lectivos semanais, por

disciplina, nos 2.º e 3.º ciclos no ensino básico, no ensino

secundário e no ensino recorrente, ou, tratando-se,

exclusivamente, de faltas injustificadas, duas semanas

no 1.º ciclo do ensino básico ou o dobro de tempos

lectivos semanais, por disciplina, nos restantes ciclos

e níveis de ensino, deve realizar, logo que avaliados os

efeitos da aplicação das medidas correctivas referidas

no número anterior, uma prova de recuperação, na disciplina

ou disciplinas em que ultrapassou aquele limite,

competindo ao conselho pedagógico fixar os termos

dessa realização.

Eu sublinhei as partes que a senhora Ministra ainda não tinha entendido para
lhe facilitar a compreensão.

Mas se ainda não está convencida. Experimente chegar ao Conselho de
Ministros e dizer:

- "Meus amigos, a partir de agora somos nós que nos vamos avaliar a nós
próprios. Os ministros que nasceram antes de 1948 avaliam os restantes. Não
importa se sabem mais ou menos. Vão avaliar o nosso trabalho, não só no
Conselho de Ministros, mas também na Comunicação Social. Se trabalharmos
muito e dermos nas vistas podemos ser classificados de "Muito Bom" ou de
"Excelente". No entanto, se houver mais do que um Excelente ou dois Muito
Bons, essas classificações não poderão ser atribuídas, porque só poderia
haver um Excelente e dois Muito Bons. Para finalizar tenho a dizer-vos que
temos de aceitar tudo o que digo e não aceito qualquer tipo de reclamações."


Depois ouça o que eles têm para dizer.

Espero ansiosamente que a Escola volte à normalidade, pois esta situação é
insustentável!

Avaliação suspensa já!!

Sem comentários: