segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Uma Escola na Dinamarca

  1. Uma professora foi viver com a família para a Dinamarca. Aqui deixo as suas impressões:

    Olá… Respondendo à tua pergunta de há algum tempo atrás… (agora já te posso dizer mais concretamente)
    A vida escolar é muito diferente começando nos alunos, passado pela escolas e acabando nos professores.
    Os alunos:
    estão sentados e prestam realmente atenção. Não falam, nem se levantam. Os professores não gritam, nem sequer falam no mesmo tom que nós. falam mais serenamente e mais baixo – muito mais baixo – mas as salas estão preparadas acusticamente.
    Devo dizer-te que os alunos, regra geral adoram andar na escola (ao contrários dos portugueses que estão sempre a ver quando é que se livram). Isto é de tal forma que os dinamarqueses adultos que já estão no mercado de trabalho, continuam ligados às escolas. Um dinamarquês normal é estudante o resto da vida – gosta de tirar cursos, fazer workshops ao longo da vida!
    Quanto às escola – também não há comparação. Estão minuciosamente equipadas com tudo e os alunos podem usar tudo livremente. Ninguém leva nada para casa porque não precisam! os pais circulam livremente nas escolas e têm uma participação muito activa na vida escolar. Os pais de uma determinada turma funcionam quase como uma familia. passam fins de senama juntos, fazem jantares juntos (sem os filhos) – é realmente uma comunidade.
    Quanto à vida de professor. Os professores são muito dedicados e não… não têm reuniões de 3 horas – nem uma. A hora de almoço são 30 minutos e as reuniões (onde ninguém chega atrasado) começam e acabam à hora (1 hora no máximo). Aqui numa reunião ninguém pergunta como foi o teu fim de semana nem se põem a discutir o sexo dos anjos. É conveniente dizer que também não tem muitos casos bicudos.
    Os professores resolvem muitas coisas (e por isso não necessitam de tantas horas) pela INTRANET – a internet interna da escola.
    Burocracia e papeis como aí não há. Tudo menos complicado.
    Aqui um professor é realmente um professor e pode disfrutar disso e não sentir-se um burocrata ou um secretário.
    PS – Já agora: a L. anda numa escola publica dinamarquesa onde pago zero (nem livros, nem estojo, lápis, tesouras, nada). A escola é enorme – mas a secretaria tem apenas 3 funcionários.
    Beijinhos

Sem comentários: