quarta-feira, 9 de junho de 2010

Faro é a capital de Portugal por uns dias

Foto
hugo rodrigues Ver Fotos »
As comemorações do dia 10 de Junho já começaram, em Faro

A capital algarvia foi a escolhida para acolher as comemorações nacionais do Dia de Portugal. As mais altas figuras do Estado e das Forças Armadas assentaram praça em Faro.

Muito patriotismo, pompa e a presença de representantes diplomáticos de mais de uma centena de nações são alguns dos ingredientes que vão apimentar as comemorações do Dia de Portugal, a 10 de Junho, em Faro.

A capital algarvia já está preparada e os eventos já começaram há mais de uma semana, mas os pontos altos têm lugar hoje e amanhã.

As iniciativas mais emblemáticas destas comemorações são o desfile militar e a sessão solene de atribuição de honras aos que prestaram um serviço ao país.

Ambas têm lugar amanhã, a primeira num espaço que as Forças Armadas prepararam para o efeito junto do centro comercial Fórum Algarve, e a segunda no Teatro das Figuras, mesmo ali ao lado.

Em declarações ao «barlavento», o presidente da Câmara de Faro Macário Correia disse esperar que os farenses entrem no espírito das comemorações, até porque «podem participar em muitas das cerimónias».

«Este é um momento único que não se repetirá tão cedo», avisou o autarca, desafiando os munícipes a «colocar bandeiras de Portugal na varanda» ou a pensar noutras manifestações patrióticas que deem mais cor às comemorações do Dia de Portugal.

Não será caso para menos, já que Faro será, nestes dois dias, uma espécie de capital provisória de Portugal.

O Presidente da República Cavaco Silva assentará praça na capital algarvia, onde participará em diferentes eventos e receberá diplomatas de todo o mundo.

As mais altas patentes militares e muitas outras figuras de Estado também marcarão presença.

Hoje, o dia começa com uma cerimónia de homenagem da Presidência a João de Deus, às 10h45, seguida da cerimónia militar do içar da bandeira.

Depois de um dia com agenda cheia, Cavaco Silva presidirá a um jantar com diplomatas no Colégio de Nossa Senhora do Alto.

Amanhã, o desfile começa às 10h15 e terá como novidade a presença dos ex-combatentes, que poderão marchar com as tropas ativas. Nesta parada estarão representados todos os ramos das Forças Armadas Portuguesas.

A sessão solene tem início previsto para o meio-dia. Aqui, o Presidente da República irá condecorar diversas personalidades por serviços prestados ao país e realizar o discurso oficial do Dia de Portugal, para a nação. Segue-se um almoço, que fecha oficialmente as comemorações.

Além destas iniciativas com um caráter de Estado mais vincado, houve muitas outras bem menos formais, ou até mesmo totalmente informais, que entraram no programa das festas, que decorre já há uma semana.

Destas, ainda é possível visitar a exposição com meios dos diferentes ramos das Forças Armadas Portuguesas, no Jardim Manuel Bívar, na Baixa de Faro, onde se podem ver helicópteros, veículos anfíbios, vários tipos de carros de transporte, combate e reconhecimento e até um avião a jato Alpha Jet.

Os visitantes podem ainda assistir, diariamente, a demonstrações cinotécnicas (por equipas compostas por homem e cão) e a uma demonstração de Mesa Alemã, pela Academia Militar, a ter lugar hoje, às 17 horas.

Numa linha diferente, está a decorrer desde dia 2 e até sábado a Mostra Gastronómica «Sabores da Ria Formosa», à qual aderem diversos restaurantes farenses e que pretende dar a conhecer as iguarias locais.

Faro recebe estas comemorações no seguimento da lógica de descentralização da mais importante cerimónia oficial do Estado Português, seguida por Cavaco Silva desde que é Presidente da República.

Esta não é a primeira vez que esta festa se realiza fora de Lisboa, mas será a primeira vez que estará no Algarve.

Sem comentários: