segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ACORDO SATISFAZ MINISTRA

Avaliação: ministra já enviou informação às escolas


Isabel Alçada diz que acordo «vai permitir que os professores trabalhem com serenidade»

A ministra da Educação, Isabel Alçada, reafirmou esta segunda-feira que foi dado «um passo em frente» no acordo com os principais sindicatos de professores e avançou ter já enviado às escolas informação sobre as grandes linhas do documento.

«Estou satisfeitíssima com o acordo que conseguimos. Foi muito importante. Vai permitir que os professores trabalhem com serenidade», afirmou a ministra quando questionada sobre a insatisfação manifestada por alguns movimentos de docentes.

«As principais organizações representativas dos professores, federações de sindicatos, estabeleceram acordo de pontos de vista connosco. Trouxeram-nos as suas posições, houve uma aproximação. Estabeleceu-se um acordo e esse acordo é aquilo que agora está em vigor», declarou a ministra após visitar uma escola básica, em Vila Franca de Xira, alvo de obras de reabilitação.

«Vamos rapidamente fazer os instrumentos legais para esse acordo ter uma base legal. Vamos transmitir e já transmitimos às escolas as grandes linhas do acordo e é na base desse acordo, os pontos que estão nesse documento, que vamos trabalhar», referiu Isabel Alçada, sublinhando tratar-se de «um passo em frente muito grande».

«Foi um virar de página muito grande e vai haver serenidade e calma para se poder trabalhar nas escolas», defendeu.

A ministra frisou que dialogou com todas as organizações representativas dos professores (14), tendo assinado o acordo com oito e posteriormente foi informada da vontade de outra estrutura em assinar o documento, que abrange o Estatuto da Carreira Docente e a avaliação dos professores.

Entre os signatários do acordo estão a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), que representam o maior número de docentes.

In Tvi24.

Sem comentários: