terça-feira, 28 de setembro de 2010

APEDE reage!

Miguel Sousa Tavares mentiu! Há jornalistas na SIC? E direcção de informação?

Publicado em Manobras,Mau jornalismo,Mentiras por APEDE em 28/09/2010

Miguel Sousa Tavares mentiu! E há que dizê-lo sem tibiezas. Mentiu uma e outra vez, descarada e vergonhosamente! Mentiras dolosas, assassinas, que insultam os professores e intoxicam a opinião pública.

Não é verdade que todos os professores sejam classificados (a única verdade do que disse, pois realmente somos- mal- classificados quando devíamos ser- bem- avaliados) com Muito Bom ou Excelente (para MST o Excelente é “óptimo”, o que mostra bem como domina o assunto).

Não é verdade que os professores tenham passado “a ganhar todos mais, automaticamente” (e tal nunca foi verdade, apesar das repetidas mentiras de José Sócrates a propósito das famosas “progressões automáticas”) e também não é verdade que a actual ministra tenha “desmanchado aquilo tudo” (a verdade é que, infelizmente, e em prejuízo da Escola Pública e de um Ensino de Qualidade, não “desmanchou” quase nada). Mas temos de admitir que não deixa de ser curiosa a utilização da expressão ”desmanchar” quando se invoca a obra de Maria Lurdes Rodrigues à frente do Ministério da Educação.

Rodrigo Guedes de Carvalho, lamentavelmente, mostrou a pior face do jornalismo que temos, neste país doente: não se mostrou preparado nem informado, não exerceu o contraditório. Se se considera um jornalista sério, como pode ter assistido, impávido e sereno, à expressão de tais dislates?

A APEDE deixa, a bem da verdade e da correcta informação da opinião pública, um apelo cívico e um repto à SIC: que reponha a verdade, que dê direito de resposta, que promova o contraditório. Qualquer professor desmentirá e desmontará, facilmente, cara a cara, olhos nos olhos, as falácias e as mentiras de Miguel Sousa Tavares.

Sem comentários: