terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rajov põe fim à disciplina de Educação Sexual

A disciplina de Educacíon para a la Cidadania, criada pelo Governo Zapatero, equivalente à nossa Formação Cívica, tem os dias contados. Rajoy vai pôr fim ao ensino dos temas fracturantes, das questões controversas e da educação sexual e quer pôr as matérias de educação moral pessoal fora do currículo. O objetivo é evitar a manipulação e a lavagem ao cérebro dos jovens. Em vez de educação sexual e temas fraturantes, os jovens espanhóis vão estudar a Constituição Espanhola e a história da União Europeia:

El ministro de Educación y Deportes, José Ignacio Wert, ha anunciado este martes el final de la polémica asignatura de Educación para la Ciudadanía, materia que será sustituida por Educación Cívica y Constitucional. Una asignatura que, en palabras de Wert, estará libre de «temas controvertidos y de adoctrinamiento ideológico».
"Educación para la Ciudadanía ha estado acompañada desde su nacimiento por la polémica y que ha creado una seria división en la sociedad y el mundo educativo", ha asegurado el ministro, durante su primera comparecencia en la Comisión de Educación y Deporte del Congreso de los Diputados.
Por ello, el titular de Educación propone una nueva asignatura que proporcione a los alumnos el conocimiento de la Constitución Española "como norma suprema que rige nuestra convivencia, la comprensión de sus valores, de las reglas del juego mediante las que se conforma una sociedad democrática y pluralista, así como la historia de la Unión Europea de la que España forma parte". Fonte: ABC

Publicado por Profblog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Novo currículo a caminho...

Vem aí o currículo “NÃO MEXAS AÍ!"

É uma espécie de currículo “NÃO MEXAS AÍ!”: reduz a experimentação,
elimina as disciplinas de artes e expressões, promove um recuo nas capacidades e competências que a escola oferece aos seus jovens, reduz o saber fazer criativamente, remete a escola para o tempo do livro-manual e do professor transmissor de conhecimentos.
O Movimento Escola Pública divulga a sua reflexão no âmbito da
discussão pública da proposta de reforma curricular
, que termina esta terça-feira, dia 31 de Janeiro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Escandaloso

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAGabinetes do Secretário de Estado do Ensino Superior e da Secretária de Estado da CiênciaDespacho (extrato) n.º 774/2012
Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os.3 e 4 do artigo 2.º e no artigo 6.º do Decreto -Lei n.º 262/88, de 23 de julho:1. É nomeada Helena Isabel Roque Mendes para, no âmbito dos nossos Gabinetes, exercer funções de apoio à Rede Informática do Governo (RING) e de interface com o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).2. A nomeada auferirá uma remuneração mensal de € 1.575,00 (mil quinhentos e setenta e cinco euros), atualizável na mesma percentagem do índice 100 da escala salarial das carreiras do regime geral da função pública, acrescida do subsídio de refeição que estiver em vigor.3. Nos meses de junho e novembro, para além da mensalidade referida no número anterior, será paga outra mensalidade de € 1.575,00 (mil quinhentos e setenta e cinco euros), a título de abono suplementar.4. Os encargos resultantes do presente nomeação serão suportados pelo orçamento do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior.5. O presente despacho produz efeitos a partir de 28 de junho de 2011, e é válido pelo prazo de 1 ano, renovável, até à sua caducidade, conforme o previsto na parte final do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 262/88, de 23 de julho.11 de janeiro de 2012. — O Secretário de Estado do Ensino Superior, João Filipe Cortez Rodrigues Queiró. — A Secretária de Estado da Ciência, Maria Leonor de Sá Barreiros da Silva Parreira.
É que isto foi publicado HOJE e é uma forma de tornear a legislação sobre os subsídios em sector teoricamente não concorrencial, pois trata-se do gabinete do senhor secretário de Estado.Sendo eu um fervoroso adepto das excepções, para melhor, à regra do esbulho salarial, estou apenas interessado em saber o que é preciso fazer ou ser para ter uma excepção assim.

Retirado do Blog do Paulo Guinote

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Indignação Geral, dia 21 de Janeiro....

Colegas,


As afrontas diárias deste governo contra quem trabalha, nomeadamente nas escolas e na Administração Pública, e que afundam o país no emprobrecimento sem retorno podem e merecem uma resposta e uma alternativa. Estas apenas podem nascer da luta, que sempre têm acabado por derrubar a inevitabilidade e o impossível e aberto alternativas.


No próximo sábado, dia 21, O Movimento 15 de Outubro, e outros movimentos como o Movimento 3Rs, impulsionam uma mobilização que arranca do Marquêm de Pombal às 15h e dirigir-se-á para a Assembleia da República.


Vem participar connosco nesta mobilização para dizer BASTA! e ajudar a construir uma alternativa no país e nas escolas!


Sábado, 15h, Marquês de Pombal: Basta!


Basta de exploração e austeridade!


Esta dívida não é nossa!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Divulgação

Car@s amig@s

Na semana de 16 a 20 de janeiro a Amnistia Internacional Portugal terá uma audiência com um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros para entregar as petições do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (PFPIDESC).

Gostaríamos de pedir o vosso apoio a nível da divulgação da petição da AI na qual se pede ao governo português que ratifique este Protocolo sobre direitos essenciais como o direito a alojamento adequado, alimentação, água, saúde, trabalho, educação e segurança social.

Este Protocolo foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e irá permitir que indivíduos e grupos procurem justiça através da ONU, caso os seus direitos sejam violados pelo governo e não consigam obter justiça
localmente. São necessárias as ratificações de mais 5 países para que o Protocolo possa entrar em vigor. Ajude-nos a que Portugal seja um deles.

Por favor divulguem esta petição pelos vossos contactos e pelas redes sociais. Todos juntos vamos tornar a justiça social uma realidade em Portugal!

Abraços e muito obrigada
Ana Monteiro
Coordenadora de Campanhas/ Campaign Coordinator

Amnistia Internacional Portugal